Preciso fazer faculdade para conseguir emprego?

Quero saber se preciso fazer faculdade ou ter diploma para conseguir emprego na área de TI.
Se não for necessário, qual o melhor caminho para quem não vai fazer faculdade?

1 curtida

Não, mas é um facilitador absurdo. Quem tem está a frente de quem não tem, principalmente em empresas maiores. Quem opta por não ter terá que se destacar com projetos que demonstre as skills, bem como saber ‘se vender’ muito bem

Depende do nível do emprego, em uma grande empresa provavelmente sim, vai precisar de um canudo para área específica, porém, na maioria dos “empregos” na área de TI, não precisa ter uma graduação equivalente, mas, nunca é demais saber mais.

Resposta curta

Não. Você pode conseguir emprego sem uma faculdade.

Porque não é necessário?

Em TI, diferente de outras profissões como advogado ou psicologo, você não precisa de um “certificado” ou “aprovação” para trabalhar na área.

Se você comprovar seu conhecimento na entrevista você pode ser contratado.

Porque algumas empresas pedem faculdade?

Pedir faculdade na vaga é apenas um filtro, raramente a empresa barra sua entrada por falta de faculdade. Eles colocam normalmente “ensino superior completo ou cursando a partir do 2º semestre” apenas para filtrar iniciantes que não possuem nenhum conhecimento mais aprofundado.

Mas se você tem as skills que se pede na vaga, pode se candidatar sem medo.
Raramente uma empresa ignora um profissional bom por conta de faculdade, são casos extremamente específicos, burocracias da empresa em si.

Normalmente é o tipo de empresa que não vale a pena se candidatar :sweat_smile:

Então qual é o beneficio de fazer Faculdade?

O principal benefício de estar na faculdade é a possibilidade de ser contratado como estagiário, mas não só isso.

O estagiário basicamente é um profissional com um custo baixo para empresa. Mesmo o conceito de estagiário passar aquela impressão que não precisa de muito para ser aceito, o estagiário nada mais é que um JUNIOR barato (na visão de quem te contrata).

Então querendo ou não a faculdade tem um beneficio nesse ponto.

Além disso, por estar em uma faculdade você é apresentado a diversos temas, ferramentas e processos do mercado de trabalho na área de TI e isso é interessante até para você saber onde você quer se aprofundar.