Bioinformática, dicas, suporte, o que estudar

Faaalaaa meu Chará,

Cara não tem nem 4 dias que descobri seu canal e to achando incrível, já aprendi mais do que em qualquer cursinho, qualquer vídeo ou manual, por favor continue com suas postagens o quanto puder, você é brabo!! To vendo o reflexo atual da minha vida em algo muito parecido com o que você contou no vídeo sobre sua carreira.

Admito que sempre fui relutante em querer aprender mais sobre programação, mesmo sabendo o quanto poderia ser bom pra minha carreira e pra minha vida, sou biólogo, tentando me realocar, fazer minha pós e conseguir uma grana pra me estabilizar e quero focar em aprender a analisar bancos de dados, python, R, tudo o que um bioinformata precisa pra analise de RNAseq, transcriptoma, etc, então, você tem alguma dica?

1 curtida

Olá @Guilherme_Trentin tudo bem? Pô fico feliz de estar ajudando em algo, chará!

Sobre teu objetivo, a regra geral para qualquer coisa em TI é a mesma: você vai precisar praticar constantemente com projetos pessoais (coisa da sua cabeça) pois é ai que você vai sofrer com os principais bugs e problemas das ferramentas que você vai usar no dia a dia quando trabalhar na área. Classico exemplo: o jogador de futebol pode ate ter um coach, um mentor, assistir um curso com todas as regras e dicas, mas ele só vai ser bom se praticar e demonstrar em campo. Ele so vai saber como correr, como chutar, como driblar, se praticar diariamente.

Agora sobre o que estudar e caminhos, normalmente eu recomendo uma faculdade pois ela te expõe a várias ferramentas e processos no mercado de trabalho (se voce investir em uma faculdade boa, claro). Porem faculdade não é suficiente, vai ter que continuar estudando em paralelo.

Mas antes de investir em faculdade, sempre recomendo brincar por conta. Assista videos free no youtube, pega cada coisa que aprendeu e tenta incrementar, usar um outro “tema” e tentar replicar o aprendizado, pra ver se realmente você entendeu a ideia.

Tem um site chamado https://roadmap.sh que tem basicamente uma “ordem” de assuntos que voce pode estudar na sua área. É uma longa jornada, seja qual área você quiser seguir, então esteja disposto a investir anos pra ficar bom. Tendo isso em mente, foque em aprender com qualidade e não acumular certificado.

No resumo, o que eu espero em uma entrevista de um profissional: que ele tenha projetos pessoais (fora de facul/curso/bootcamp), que me apresente esse projeto e saiba explicar. Quero ver se ele vivenciou criar algo da própria cabeça, quais foram os problemas que ele encontrou construindo isso. O quanto ele se aprofundou nesse projeto, e não fazendo apenas algo superficial e simples (que os cursos oferecem).

Em uma entrevista da para perceber rapidinho se a pessoa curte o que ta fazendo ou se ela está apenas encenando.

Mas cada empresa tem uma abordagem, tu ja sabe como é, tem que dar a sorte do combo de suas habilidades serem exatamente o que aquela empresa precisa naquele momento, então é vários “não’s” até lá.

Uma dica de projeto seria algo relacionado ao teu conhecimento de biologo. Mesclar Data Science com biologia pois é um assunto que imagino que tu curta, isso vai fazer você ficar imerso no projeto e ir além do superficial.

Boa sorte com teu projeto, sucesso mano!

1 curtida