Como ter foco e direção nos estudos com Programação?

Sou estudante de python porém não consigo encontrar um rumo para estudo. Eu adoro criar códigos, resolver problemas, ver a magia da programação acontecer do inicio ao fim, porém não sei onde dar foco no estudo, não sei pra onde ir.

Estava estudando ciencia de dados, porém comecei a perder interesse por não ter muita parte de programação em si. Alguém me da um foco, onde posso ir, projetos para desenvolver, etc…

1 curtida

Resolvendo problemas

Sempre recomendo pensar em “resolver problemas”. Pode começar algum problema que você quer resolver (caso não tenha uma ideia do que construir). Por exemplo, algum conhecido seu precisa de algum sistema ou então você precisa de alguma coisa para ganhar produtividade, automatizar tarefas, facilitar visualização de algo para tomar decisões etc.

Se aprofunde no projeto

Não faça apenas login/cadastro e uma listagem. Tenta se aprofundar ao máximo.
Por isso você precisa fazer algo que te interessa inicialmente. Dessa forma você perde a noção do tempo e vai fazendo até ficar o mais completo possível para você.

  • Pense em um problema
  • Pesquisa e estuda como os seus concorrentes tentam resolver esse problema
  • Tente extrair pontos positivos e negativos dos concorrentes para aproveitar o que é bom e melhorar (ou descartar) o que é ruim
  • Tenta organizar essas funcionalidades e fluxos que você obteve e planejar uma versão 1.0, que precisa ja resolver algum problema, mas não precisa resolver todos os problemas de cara.

Não veja como um projeto de entrevista

Esse projeto precisa ser seu estudo, precisa agregar na tua carreira. Se você fizer algo apenas para apresentar para os outros, não vai investir tanta energia quanto algo para si proprio.