Conselho para um calouro: Por onde começar no mercado?

Entrei no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no mês de agosto, e percebi que o conteúdo será bem superficial (pelo menos por enquanto). Além disso, as vagas de estágio que a faculdade dispõe são bem escassas pro meu curso.
Tendo isso em mente, comecei a correr por fora. Estou fazendo o curso de python do Luiz Otávio Miranda, e pretendo fazer de outras linguagens de programação depois (Java, C++, e afins)
A minha dúvida é: em qual momento devo começar a procurar estágio? e onde procurar? É o meu primeiro curso superior. Na minha cabeça, estágio serve para aprender na prática como funciona as coisas. Então, teoricamente, no P1 daria pra ingressar mesmo sabendo pouco.
Enfim, queria uma luz de quem já percorreu esse caminho.

1 curtida

Bem vindo @mts1lva !

Você está fazendo o correto em estudar em paralelo. Seja qual for a faculdade, o objetivo dela é apenas expor você à assuntos sobre TI. Mas o que você aprende na faculdade não é 10% da realidade do mercado de trabalho, por isso a maioria termina a faculdade e não consegue emprego.

Não conheco a fundo o curso do Luiz Otávio Miranda, mas sempre escuto bons feedbacks dele, então segue fazendo, mas o mais importante:

Coloque em prática com projetos pessoais.

• Quanto mais bugs você enfrentar e resolver, mais calejado você fica na linguagem/framework
  • Programador precisa ser o mestre da pesquisa, então nada melhor do que um projeto que saiu da sua cabeça para te forçar a pesquisar em forums e entender como funciona a colaboração na comunidade, pois videos/cursos/faculdades são pré definidos.

É 1 sim para 1000 não’s

Sobre “quando começar a procurar”, não tem um momento certo. Só vai. Eu mandava CV desde a primeira semana da faculdade. Demorei 1 ano, mandando mais de 50 e-mails por dia, só levando não. Porém eu nunca deixei de programar e criar meus projetos malucos, colocando no ar, estudando por fora, etc. Eu não me limitava a enviar CV para empresa grande/famosa, normalmente recebia mais convites para entrevista de startups menores. Não me importava com salário/nome da empresa, apenas me importava em entrar no primeiro trampo pois sabia que seria mais fácil migrar depois.

Nem sempre a empresa contrata no primeiro período

O que entendi é que normalmente as empresas contratam mais para o final do curso, pois a maioria dos estudantes no começo não tem skill necessária para agregar nas empresas. Fora a galera que tranca no meio do caminho. Então é mais “seguro” contratar quem está finalizando. Mas isso varia, não é regra, então segue mandando.

Mantenha o CV/Github atualizado

Sempre estar atualizando seu CV de acordo com seus estudos e projetos. Um projeto não tem “fim”, sempre da para melhorar. É melhor 1 projeto bem aprofundado e diferenciado do que 10 copiados de um curso/faculdade.

Tenha projetos mais aprofundados para ter algum case interessante para levar na entrevista e se destacar da maioria que normalmente chega lá com projetinho simples de curso/faculdade.

Feedback negativo de entrevista é essencial

Atente-se aos feedbacks e ao que você errou/gaguejou na entrevista. São pontos que você precisa anotar e melhorar para a próxima. Além de tecnologias/ferramentas que você percebeu na entrevista que seu conhecimento não chega perto de ser o necessário para vaga.

E como sempre falo: participe de comunidades

Mergulhe de vez, converse com pessoas, veja projeto de outras pessoas, tire duvidas, ajude, o networking começa ai.

Estar no meio de 1000 programadores não significa nada se você não interagir. Você não será notado se ficar escondido.

1 curtida