Conselhos para um iniciante na Programação

Vou iniciar a faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas nesse segundo semestre.
Gostaria de pedir conselhos, principalmente de quem está nisso há mais tempo, sobre como se preparar da melhor maneira para o mercado de trabalho. Cursos, certificações, mentalidade… qualquer coisa que seja de fato relevante para alguém que está engatinhando nessa área.

2 curtidas

Primeiramente, boa sorte!

Eu já recomendo você acompanhar canais e assuntos relacionados a tecnologia (caso ainda não acompanhe) pois agora esse é o seu mundo.

Pratique tudo o que você aprende. Lembra na escola quando aprendíamos algo e só do fato de tirar nota boa ja era o suficiente? Então, no caso de programação não existe isso. Pegue o conteúdo e coloque em pratica fazendo algo, se questionando, pesquisando, vendo como outros fazem, tentando varias vezes até você realmente entender e saber explicar o que aprendeu.

Existem outras matérias além da programação que também são importantes.
Não desconsidere.

Faça os trabalhos e atividades o quanto antes (assim que sair) para sobrar tempo para estudar em paralelo. Normalmente a galera deixa pra fazer de ultima hora e faz de qualquer jeito copiando ou com GPT. Adiante o seu trabalho e continue estudando.

Desencana de videos com teoria da conspiração.
Linguagem de programação é igual chuteira no futebol, é só uma ferramenta para o real trabalho de um programador, que é resolver problemas.

E, mais uma vez, pratique muito. Mesmo que demore mais para aprender, o mais importante é você realmente entender.

Abraços

Olha eu faço ADS e dou aula de mentoria de python na Universidade.
Eu te vejo que muitas das vezes é bom ir atrás da fonte do problema porque tipo há pessoas que tem dificuldade mas nem corram atrás para ir solucionar as dúvidas com isso deixam para o final do semestre e acaba não ferrando eles naquele momento mas e sim no terceiro semestre que você terá meia dúzia de linguagens para estudar com isso você tem que ter foco e não deixar nada para a última hora e tentar ter uma linguagem como principal e ter ela na ponta dos dedos sabendo de cabo a rabo, o que recomendo o python e depois ir para HTML/CSS/JS que essa linguagens se tiver interesse vai dar muitas sensações diferentes. E também digo para tentar sempre ser uma carta coringa para ter uma mente fácil de moldar caso seja necessário.

2 curtidas