Faculdade ou Estudar por conta propria primeiro?

Minha situação atual é concluindo um técnico em desenvolvimento de sistemas EAD e trabalhando regime CLT em outra area, tenho 20 anos de idade e sei exatamente que é na tecnologia mais especificamente na engenharia de software que quero seguir carreira, meu impasse atual é se utilizo as 5 horas livres do meu dia para focar no vestibular para sair da minha cidade (com absoluta zero oportunidades em Ti) e ir para uma capital com muito mais oportunidades cursar em uma universidade decente como a UFMG ou simplesmente focar e colocar todos os meus esforços em aprender sozinho com a internet e possivelmente buscar freelas pra depois ir para a faculdade com mais bagagem técnica?

Tenho inglês iniciante intermediário B1 e já programei mini projetos explorando Python, Java e C++ tenho conhecimentos em Git, SQL, metodologias ágeis e outros assuntos relevantes bem técnicos.

1 curtida

Você ja tem um conhecimento legalzinho e se você tem certeza do que quer, vale a pena investir em uma faculdade.

Eu sempre recomendo antes de investir, explorar e ver se o interesse é real ou apenas temporario. mas no teu caso, aparentemente, você sabe o que quer. Então pode investir sim em uma faculdade.

Lembre-se que não importa qual faculdade você vai fazer (federal ou uma particular), elas não significam nada para conseguir um emprego. O que importa é se você sabe resolver problemas, se busca aprimorar conhecimento e se tem projetos realizados (sem ser os do curso/faculdade/etc). Saber se comunicar também é essencial.

Se você tiver a possibilidade de investir na sua faculdade (com um bom ensino), só vai.

Mas de qualquer forma, veja o que é melhor para você. Só lembre-se que não é facil nem garantido arranjar emprego só porque está em uma faculdade, isso é um erro que muitos cometem.

Mas se você é uma pessoa muito dedicada e gosta de programação, estuda constantemente com empolgação, uma hora tu consegue teu emprego. Só precisa ter paciencia e continuar aprimorando suas skills.

Receber “não” em entrevista não é essencial para você saber o que precisa melhorar para estar mais preparado na próxima. Enfim, boa sorte!

Olá boa tarde, me chamo Luiz Gustavo e tbm tenho 20 anos de idade

Cara depende doq tu quer fazer
Aonde eu faço (numa federal) o professor lhe ensina o básico, (depende também do professor pq agora tou pagando uma disciplina que era pra ser básica mas tá sendo difícil)

FACULDADE É PARA QUEM TEM TEMPO
Sou pobre. Tenho que conseguir dinheiro o mais rápido possível e me auto sustentar

E outra coisa, FACULDADE É SO UM PAPEL*** (A depender da faculdade)

No curso que eu estou fazendo Licenciatura em computação. Não é muito so um papel

Se eu fosse você. Ia atrás de ser autodidata até aonde é possível. Por que em algum momento você terá que correr atrás de algum conhecimento mais avançado (não que não tenha em outro meio de conseguir)

É isso