Minha história como arranjei vaga como dev

Desde muito jovem, sempre tive um sonho: tornar-me programador. Com apenas 14 anos, eu já sabia que queria seguir essa carreira. No entanto, foi só aos 16 anos, em 2022, que realmente comecei a minha jornada na programação ao ingressar na ETEC Antonio Furlan. Lá, estudei Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, onde tive a oportunidade de aprender desde o básico até o avançado. Durante o curso, desenvolvi um TCC em React Native, que se destacou tanto que recebi uma premiação pelo meu trabalho, considerado um dos melhores já apresentados na ETEC.

Paralelamente, estudei no ensino médio com o técnico integrado oferecido pela PROZ, onde cursei Técnico em Informática para Internet. Também desenvolvi um TCC focado em criação de páginas web. Terminei o ensino médio em 2023 e, no início de 2024, ingressei na faculdade FIAP para cursar Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Durante o início deste ano, dediquei-me à busca por uma vaga no mercado de trabalho e ao estudo contínuo. Foi um período desafiador, pois fiquei por cerca de seis meses procurando uma oportunidade sem sucesso. No entanto, em junho, recebi um convite da Empresa, através da Catho, para uma entrevista coletiva com 12 pessoas. No início, fiquei bastante apreensivo, temendo não ser selecionado.

Para minha surpresa, em julho, recebi a notícia de que havia avançado para a segunda etapa da seleção. Conheci meu coordenador, que me motivou imensamente ao comentar sobre meu GitHub e os projetos que já havia desenvolvido. Ele me disse que eu era um profissional valioso e que não deveria desanimar, mesmo que não conseguisse a vaga na Empresa. Dois dias depois, fui informado de que, dos 150 candidatos, apenas eu e mais um foram selecionados para a vaga de Jovem Aprendiz em Desenvolvimento, onde trabalhei com Python, automações, APIs, Pandas e Flask.

Desde então, tenho me dedicado intensamente ao aprendizado para me tornar um profissional sênior na área. A minha mensagem para todos que estão em busca de oportunidades é: não desistam! Continuem estudando e se dedicando, pois o talento e o esforço irão prevalecer. Acreditem, seu esforço vale a pena!

2 curtidas