Por onde começar na programação sendo iniciante

Sou novo na programação porém não sei aonde começar já pesquisei porém me sinto perdido

2 curtidas

Opa, Alvaro. Vou colocar aqui um trecho da minha resposta para uma pergunta similiar a sua, espero que ajude!

Você deve aprender primeiro UMA linguagem de programação, pois o maior erro de quem está começando é não parar em uma linguagem e isso acaba fazendo você perder tempo e até mesmo desistir. Depois que você dominar uma linguagem de programação fica muito fácil para você migrar para outra, caso queira no futuro. Pense nessa analogia, primeiro você aprende português, então quando você vai estudar inglês, você já sabe o que é um sujeito, verbo, predicado, adjetivo, etc… Isso faz com que o seu aprendizado fiquei mais rápido - isso se chama curva de aprendizado, se achar válido pesquise sobre isso também. Concluindo, quando você aprender sua primeira linguagem de programação, você estará dominando o que são variáveis, tipos de dados, estruturas de condição estrutura de repetição, estrutura de dados, etc… Assim, migrar para outra linguagem de programação será bem mais rápido. Em resumo, domine uma linguagem de programação e devore os conceitos básicos.

Para não prolongar muito, vou deixar um site que tem vários roadmaps (caminho de estudo) de carreiras para programação, ai fica de lição de casa você dar uma pesquisada sobre cada um deles e ver o que você mais se identifica :smiley:

Roadmap com o que estudar para cada carreira na programação