Preciso saber mais de uma linguagem de programação?

Olá pessoal, um prazer estar aqui. Começarei segunda feira minha jornada no curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, estou muito empolgado e feliz. Meu foco principal é aprender programação, a lógica por trás. Gostaria de dicas, de vcs que já tem estão nessa jornada. Preciso me preocupar em focar mais em alguma linguagem? Ainda não sei se é Python ou Java que vai ser abordado nas aulas. Gostaria de ser um profissional bem completo, depois de aprender uma linguagem fica mais fácil ter domínio das outras, a diferença é grande? Sei que ainda nem comecei e já estou pensando lá na frente, mas é pq sou um cara muito metódico e gosto de planejar as coisas pra me ajudar a manter o foco. Desde já agradeço o feedback.

2 curtidas

No inicio o ideal é você escolher uma linguagem backend e se aprofundar.

Claro que explorar outras linguagens é extremamente válido, até para você ficar antenado com as tecnologias existentes.

Mas ficar trocando de linguagem a cada video na internet que diz que uma linguagem é melhor que a outra é o pior vacilo do iniciante.

Eu mesmo aprendi Java e C# na faculdade e me aprofundei. Só no trabalho que conheci Python.
O mais importante é você fazer projetos em paralelo à faculdade/cursos para você masterizar e validar se realmente aprendeu ou se apenas esta copiando e colando.

Uma forma de validar, além de criar projetos, é tentar explicar em voz alta o que você aprendeu.
Se você gaguejar ou se perder, é porque ainda não está confiante sobre o assunto e precisa pesquisar/praticar mais.

Abraços!

Olha, eu também sou iniciante nessa grande área que é programação. Então não leve a minha opinião tão a fundo assim. Até onde estou experienciando sobre as linguagens (comecei JavaScript recentemente) dá pra ver alguns padrões. Se tu já tem uma vaga ideia do que faz o que dentro do código, fica bem mais fácil de ler quando vai ler esse mesmo código em outra linguagem. Exemplo seria ler um código Python com um em JS: o código em JS é bem mais extenso, contudo se tu já se acostumou a ler esse tipo de código que é mais extenso quando tu for ler um em Python é bem mais simples pela linguagem Python mesmo ser mais simples sabe? Então a dica que eu tô levando pra mim mesmo é só ir experimentando a linguagem. Ver as coisas legais que dá pra fazer com ela e o que me agrega no dia a dia usando ela.