Alguem poderia me ajudar recentemente baixei o arch linux para testar e por algum motivo o pip não tem permissão para baixar nenhum pacote a não ser em um ambiente virtual ou usando o comando, sudo pip install <nome_do_pacote> --break-system-packages porem eu queria que isso fosse padrão no sistema cheguei ate a criar um arquivo de configuração personalizado para isso porem não funcionou, não sei como resolver isso alguem poderia me ajudar ou já passou por isso ?
Tenta fazer para remover um pacote:
sudo pacman -Rns python-nomedopacote
Ou para instalar:
sudo pacman -S python-nomedopacote
Acho que eu expliquei meio mal eu consigo baixar com o pip o problema e que eu so consigo baixar dentro do ambiente virtual ate ai nao seria problema nenhum porem eu uso o lunar vim como IDE e para baixar as dependencias do python ele usa o pip eu prescisava achar um jeito de conseguir usar o pip fora desse ambiente para baixá-las
Achei uma longa thread falando disso no fórum ArchLinux, vou tentar resumir algumas tentativas. Lembre-se, tente as mais simples primeiro, para evitar problemas críticos no seu SO.
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=286788
Porque o Python bloqueia o PIP sem um virtual env?
Isso pode representar um problema crítico para a integridade das distros, que geralmente possuem ferramentas de gerenciamento de pacotes escritas em Python. Por exemplo, é possível quebrar involuntariamente o comando dnf do Fedora com um comando pip install, dificultando a recuperação.
Possível explicação traduzida da mensagem do progandy
Possíveis soluções
Primeira tentativa mais simples, tente isso aqui e veja se funciona.
pip install <package> --user --break-system-packages
Tentativa 1
Antes de mais nada, tente substituir o pip pelo PIPX
. Vi alguém comentando nessa thread e pode ser uma solução (já que você ja tentou o poetry
).
Tentativa 2
Nessa mesma thread, tem uma outra possivel solução alterando no pip.conf
o break-system-packages
:
# acessar ~/.config/pip/pip.conf
[global]
break-system-packages = true
Tentativa 3
Se nada der certo, tem uma “gambiarra” mas eu sinceramente não arriscaria. O cara remove o EXTERNALLY-MANAGED
e disse que funcionou. Mas pelos comentários dessa própria thread não parece ser interessante.
sudo rm /usr/lib/python3.11/EXTERNALLY-MANAGED