Olá!
Relaxa, nesse inicio é assim mesmo, nem sempre vai de primeira. Eu mesmo fiquei uns 5 anos antes da faculdade aprendendo e apanhando, sem ir muito longe. Só na faculdade que comecei a levar a sério e evoluir drasticamente, pois antes eu nem tinha noção do que era possível fazer.
E é ai que entra a primeira dica óbvia: faça uma faculdade.
A faculdade não vai te garantir emprego e ninguém se importa com o nome da sua faculdade ou teu certificado. Porém a faculdade vai te expor a conhecimentos e segmentos da área de TI onde você vai analisar e decidir qual você se identifica mais. Antes da faculdade eu queria ser hacker delinquente, depois que entrei na faculdade eu queria ser um desenvolvedor de sistemas.
Ser autodidata não é o suficiente, precisa ser persistente e entender que é um investimento a longo prazo. Estudar eternamente. O caminho é um só: aprender tudo que tu puder até o fim da tua vida.
Existem alguns sites que dão algum roadmap como o roadmap.sh, mas de qualquer forma eu sempre recomendo você realmente explorar programação antes de investir em uma faculdade para ver se você realmente gosta de programação. Ja adianto, se a motivação for apenas dinheiro, emprego remoto e estabilidade financeira, provavelmente você vai desistir no meio do caminho quando perceber que não existe estabilidade na área de TI.
Só existe estabilidade para vendedor de curso que vende a ideia de estabilidade.
Tenho alguns videos falando sobre estudos, como se preparar para o estagio e tudo mais, mas não existe um caminho certo. No fim você vai ter que experimentar frontend, backend, banco de dados e deploy, para sentir qual tu curte mais e ai sim investir.
Não tente descartar a faculdade por ouvir por ai que “TI nao precisa de faculdade”. É mais um papo de vendedor de curso para te empurrar a “mini faculdade com garantira de emprego”.
Veja esses videos e a partir de agora consuma videos de estudos, evite video/canal de conspiração, não via te levar a nada. Mas consuma o maximo que puder. Lembre-se, vai demorar anos, não vai ser facil e o estudo não acaba.
E caso você queira começar com Python, tenho 2 videos de introdução, mas recomendo também consumir outros canais, eu apenas ensino do meu jeito e não necessariamente é o ideal para você.
Tem também as Playlists do Professor Guanabara (Curso em Video), onde ele tem 3 mundos de Python, além de outras linguagens/conteúdos também.
São vários exercícios e aulas para fixar lógica de programação e algoritmo que é a base que você precisa dominar pois vai precisar disso o resto da sua vida como programador.
Se quiser uns tapas na cara e ouvir várias realidades de TI, recomendo o canal do Fabio Akita, ele vai desintoxicar você das ideias distorcidas que os vendedores de curso passam e das teorias da conspiração que surgem por ai.
E dica final, não menos importante: entre em comunidades. Seja discord, foruns, grupos em geral. Veja o que a galera ta falando, levante suas duvidas, assista outros programando, veja projetos, tenta editar e aprender por conta. Copiar video (mesmo os meus) não vão te levar a nada.
Programar é como andar de bicicleta sem rodinha. Você pode até ter ajuda ou um empurrãozinho no inicio. Mas tu só vai aprender se pedalar por conta.
Crie seus projetos malucos, tente colocar em código suas ideias para obter muitos bugs, errar, buscar na internet, tentar resolver e começar a ser autossuficiente.
Espero ter ajudado, boa sorte e bons estudos!