Quais setores as empresas costumam contratar programadores Python?

Boa noite, você poderia dar dicas de quais áreas mais contrata júnior e estagio com python EX: RPA, analise de dados e etc…
E onde encontrar as vagas, dar um direcionamento para ajudar a conseguir a primeira vaga

3 curtidas

Existem diversos setores onde existe contratação de Programadores Python, as mais conhecidas são:

• Desenvolvedor Backend
  • Machine Learning
  • Cientista de Dados
  • Engenheiro DevOps
  • Automação (RPA)

Como não tenho o conhecimento de todas as áreas, vou deixar no final alguns links de referência com os requisitos de cada área.

Qual é o setor que exige menos experiência?

RPA sem dúvidas é o setor que a galera consegue ingressar com mais facilidade, pois não é necessário experiência prévia e a curva de aprendizado para quem ja tem o domínio de algoritmo/lógica é menor.

Os requisitos são:

• Possuir um sólido entendimento de lógica de programação;
  • Ter familiaridade com linguagens de programação, como Python ou Java;
  • Conhecer ferramentas específicas de RPA, como UiPath, Automation Anywhere, Blue Prism, Power Automate, etc.

Minha recomendação

Independente do setor ou do seu objetivo, eu sempre recomendo PRATICAR ao invés de apenas “ESTUDAR”.

Procure nas vagas os frameworks, linguagens e ferramentas mais comuns baseado na área que você quer ingressar.

Crie um projeto implementando esses itens. Imagine que vai construir uma startup e você é o desenvolvedor. Faça acontecer. Errando, apanhando, bug, não importa, apenas pense que tudo depende de você. Pode demorar um tempo, mas se você não desistir, você vai longe. E esse é o diferencial de quem apenas chega com projeto de faculdade/curso.

Se quiser se destacar mais ainda, não faça apenas 1 projeto, simplesmente não pare de fazer projetos a partir de agora. Esse é o meu caso, eu nunca parei de fazer projetos (pessoais ou profissionais). Sempre estou fazendo algo, incluindo novas tecnologias, arquiteturas, etc.

Se fazendo isso ja passei aperto para arranjar emprego, imagine se eu não fizesse?

Sites de Emprego

Vou listar alguns sites de emprego, lembrando que não usei a maioria. Atualmente uso apenas o Linkedin, não vejo sentido em usar outro, mas obviamente use todos que você puder.

• Linkedin
  • Apinfo
  • Catho
  • Infojobs
  • Google Vagas
  • GeekHunter
  • Indeed
  • Vagas .com
  • ProgramaThor
  • Turing
  • Awari

Conclusão

É uma caminhada longa, não existe caminho curto. Normalmente quem procura por um caminho curto é justamente quem não vai conseguir nada na área.

Se você realmente quer ser um Desenvolvedor, independente do setor, simplesmente programe. Faça seus projetos, crie suas coisas, coloque em pratica suas ideias malucas. Em paralelo vai mandando CV em todos os sites que você encontrar pela frente e tente entender o que normalmente pedem e você não sabe, para incluir nos próximos projetos e chegar na próxima entrevista mais calejado.

É inevitável, se você fizer 100 entrevistas, obter feedback de cada uma, incluir nos estudos/projetos, uma hora você será aceito. Isso também varia de acordo com o que a empresa procura vs o que você pode oferecer. Então, seja extremamente útil.

Normalmente quem não é aceito é quem faz curso, coloca no perfil e fica 6 meses mandando CV sem aprender mais nada. Ou então a galera que pratica apenas na faculdade.

Outra coisa, evite ficar apenas assistindo video ou assistindo conteúdo de “como eu virei o melhor programador do mundo”, a maioria se perde bastante nesse tipo de coisa. Foca na sua caminhada, deixe as distrações de lado e estude. Você só precisa ler o que a vaga pede, pesquisar o que é e como começar imediatamente. A cada projeto que concluir, tente explicar como fez em voz alta. Se você gaguejar ou não conseguir explicar é porque fez de qualquer jeito, então treine/estude mais.

Ah, e fique a vontade para discutir por horas com o GPT até entender, eu mesmo faço isso. (Não é copiar e colar, é debater e aprender).

Espero ter ajudado e desculpe qualquer coisa!

Fontes