Qual é a sua opinião sobre a 4ª Revolução Industrial? (IA's, Automação, etc)

Precisamos nos atentar aos acontecimentos passados e refletir nos impactos positivos e negativos.

  • 1ª Revolução industrial: ascensão das maquinas e ferramentas na produção
  • 2ª Revolução Industrial: evolução na industria química, elétrica, etc.
  • 3ª Revolução industrial: avanços nas áreas de robótica e eletrônica.
  • 4ª Revolução Industrial: inteligência artificial, IoT, serviços em nuvem, automação, etc.

Qual é o seu pensamento em relação ao que estamos vivendo?

1 curtida

Acho que será bem atribulado e um desafio bem grande, principalmente porque acredito que hoje em dia as pessoas conseguem ter uma “consciência” maior sobre mudanças drásticas, não só no próprio, como no estilo de vida de outras pessoas. Claro que posso estar sendo otimista demais no quanto as pessoas pensam uma nas outras e no quanto de empatia possuem, mas…

Acredito que o que é mais visível hoje em dia, em relação a conteúdo digital, é que conteúdo gerado por IA, costuma ser pobre em identidade. E isso é facilmente percebido e fica esquisito, embora também seja um avanço, vide a dublagem de The Elder Scrolls: Skyrim, que foi feita por IA (ficou legal, mas é estranho o suficiente para ser incômodo. Texto sobre “O Vale da estranheza”. Bom para quem quer saber sobre essa “estranheza” em conteúdo gerado por IA).

Como nas outras revoluções, acredito que os avanços são incríveis e sempre existe um bom lugar de aplicação. Mas, como sempre, deve ser muito bem pensado em como e em quem esses avanços vão impactar, tanto positivo quanto negativamente (spoiler: num geral pouco se preocupa com isso, e aí vem tudo aos trancos e barrancos).

Tem muitos outros tópicos sensíveis que a 4ª revolução toca, como substituição de trabalho humano por trabalho robótico (que acontece desde a primeira, mas em escala diferente). Pensar que trabalhos insalubres ou de extremo esforço físico podem ser feitos por robôs e poupar pessoas, é bom, mas isso também gera a necessidade de novos postos de trabalho, às vezes, em quantidade massiva. Até porque, se eu tenho uma operação automatizada da produção até a venda, mas não tenho público suficiente para consumir, qual a necessidade de maquinário para produção em massa?

É um assunto extenso e se eu começo, eu não paro :sweat_smile:, então está aí meu meio dedo de prosa sobre.

1 curtida

Eu acho um espetáculo, simples assim !!!

1 curtida