Quero construir um projeto em Python. Por onde começar?

Vi seu video de como estudar Python, e vi seus direcionamentos da gente focar realmente naquilo que a gente quer fazer,

E eu quero focar em criacao de sotfware e automacao,

Eu ja temho um projeto de software na minha mente , como voce executaria isso estudando apenas 3 dias a língua python ?

3 curtidas

Boa, você ja deu o primeiro passo em escolher uma ferramenta para se dedicar aos estudos.

Porem é bem difícil construir sistemas complexos com apenas 3 dias de estudo em programação.

Você precisa estudar muito e fortalecer sua base para desenvolver a capacidade de construir softwares mais complexos.

Normalmente a galera que tem pressa, acaba indo para o GPT e construindo remendos mal feitos, levando o software ao colapso, principalmente por não ter o conhecimento para resolver os problemas. Pensa que ate mesmo para quem manja programar ja é difícil corrigir sistemas mal feitos, imagina para quem não sabe.

Minha dica é:

  • Conheca os fundamentos: O video Python do Zero no meu canal é um overview para te apresentar à linguagem Python

  • Se aprofunde nos fundamentos: Recomendo bastante a playlist gratuita do professor guanabara. Sao diversas aulas e desafios para você fixar lógica de programação e algoritmo

  • Construção de projetos pessoais para colocar em pratica seus estudos. Não precisa ser nada super complexo ou “empresarial”. Escolha um tema de seu interesse para você ter gosto no desenvolvimento. Eu gostava de jogos e redes sociais. Então inicialmente criava algumas coisinhas simples tentando replicar coisas que via nesses 2 temas. A cada nova funcionalidade que eu conseguia fazer eu ficava maluco de feliz. O importante é você se aprofundar e ficar feliz enquanto está desenvolvendo. Desenvolver algo “chato”, principalmente no inicio, pode te fazer desistir rapidinho e isso é bem frustrante.

  • Depois que você estiver com os fundamentos legais na cabeça, estiver resolvendo os desafios com mais confiança e criando seus projetinhos malucos, ta na hora de dar o próximo passo.

  • Desenvolvimento Web: entenda os fundamentos de desenvolvimento web. Tenho um video no canal sobre isso, mas não se limite aos meus videos, consuma todos que você puder. Quanto mais conhecimento, melhor.

  • E mais uma vez, coloque em pratica o que tu aprendeu de desenvolvimento web. Crie teu projetinho maluco em web.

Conclusao: programar é uma longa jornada. Anos, e não estou exagerando. Se você conseguir deixar de lado o imediatismo e se divertir codando constantemente, você evolui rapido e nem se toca do quanto tempo esta programando. Agora, se você quiser as coisas “para ontem”, você vai ficar décadas iniciando os estudos e desistindo porque vai sacar que vai demorar pra ficar boa.

Te desejo muita sorte, espero ajudar em algo!